1º)De
acordo com Platão e Fiorin,existem 3 níveis de leitura para se entender um
texto.
·
Leitura superficial, intermediária e
profunda. Identifique-os no filme supracitado.
a)Leitura Superficial
Quando no
início do filme o roteiro é explanado discursivamente para obtenção de uma
visão geral do filme de forma não aprofundada.
b)Leitura Intermediária
Quando
“dedo empoeirado” conflita com sua
própria personalidade entre ser e não ser egoísta e luta para retornar ao lar e
reconstruir seus valores.
c)Leitura Profunda
É o nível aprofundado da leitura são mencionados os detalhes,
características dos personagens, a relação de cenas medievais e a vida moderna,
realidade e ficção na qual mantém o
espectador “tenso,encantado” até a resolução de todos os problemas.
2º) Diante
do conhecimento adquirido em sala de aula sobre o ato de ler,explique porque o
personagem do filme Coração de tinta é chamado de língua encantada?
Porque tinha o dom de tirar personagens dos
livros que lia em voz alta.
De
acordo com o aprendido em sala de aula verifica-se que ler vai além de uma
simples decodificação,é transformar uma mensagem escrita numa mensagem sonora,é
compreender o conteúdo da mensagem escrita,é ser capaz de julgá-lo e de
apreciar seu valor.
3º)Sabendo que a leitura do mundo
precede a leitura da palavra,que conhecimento de mundo você tiraria do filme
para a sua prática pedagógica?
ü É a
partir da leitura de mundo que podemos compreender a realidade em que estamos
inseridos e chegar a importantes conclusões sobre o mundo e aspectos que o
compõe,para ler ou contar histórias devemos interpretá-las com arte, devemos
vivê-las, procurar encantar a imaginação até mesmo com artifício da oralidade
fazendo com que tudo tenha vida,significado,emoção e prazer.
4º) (A palavra escrita é muito poderosa) palavras
proferidas pelo pai para filha á beira do lago:Que poder essa palavra tem no
filme?
O
poder de se tornar realidade quando falada e interpretada por um leitor.
“As
palavras são portas e janelas. Se debruçamos e reparamos nos inscrevemos na
paisagem se destrancamos as portas, o enredo do universo nos visita Ler é
somar-se ao mundo, é iluminar-se com a claridade do já decifrado.”
5º) Porque a tia avó diz a
menina que “livros são uma aventura”?
Por
que quando lemos viajamos sem sair do lugar com a possibilidade de
compartilhar-mos aventuras, sonhos, romances, guerras, espionagem, mistério,
terror e mais um mundo de ficções intermináveis, pois quando abrimos um livro
vislumbramos um horizonte que vai além de um ponto final.
6º) Em todas as faixas etárias de
leitura, para cada leitor a “leitura é um mistério”que mistério é esse
retratado no filme?
A
habilidade de tornarmos a leitura uma verdadeira viagem pois toda interpretação
dar -se- á de acordo com a competência de cada um, leitura
de mundo, relações vividas e experiências adquiridas pois o
ato de ler é trazer todo o enredo à presença do ouvinte e fazer com que ele se
incorpore à trama da história.
7º)Tereza
a mãe entra no livro(Coração De Tinta) e fica muda.O pai diz que “A leitura
dá Azas a imaginação.”para você o que significa isso no contexto da
textualidade do texto?
A
leitura dá asas a imaginação pois quando lemos entramos em outros lugares
sentimos sentimentos que o autor descreve a imaginação supera qualquer produção cinematográfica ou seja criamos
imaginações como se estivessemos dentro das histórias, o poder que a leitura
tem é indescritível e os resultados inquestionáveis.
8) Faça um paralelo da
leitura que você conhece para a leitura do texto do filme.
·
Que importância ela tem como estudante de
pedagogia e futuro educador?
A leitura
é a ponte que conduz ao conhecimento. O hábito de ler é fundamental para que as
pessoas possam desenvolver a capacidade de pensar, refletir e argumentar. Quem
não lê, não desenvolve idéias e conseqüentemente não consegue se comunicar com
os outros. Ler, portanto é um ato de libertação porém a leitura de mundo vivenciada hoje é que o
bom e velho livro foi deixado de lado, com o avanço da tecnologia, os estudantes, em sua grande maioria, lêem por obrigações acadêmicas e não pelo prazer de obter conhecimentos, enriquecer o vocabulário, ter idéias etc.
É comum ouvir “eu prefiro ver o filme, que saberei em duas horas o que se passa em toda obra”como estudante de pedagogia aprendi que tudo isso não passa de ilusão, pois a leitura, para quem a pratica, consegue colher os seus enormes benefícios e isso não tem preço. A partir daí como futura educadora deverei estimular o hábito de ler pois é um estímulo importantíssimo e deve se fazer presente diariamente em nossas vidas.
bom e velho livro foi deixado de lado, com o avanço da tecnologia, os estudantes, em sua grande maioria, lêem por obrigações acadêmicas e não pelo prazer de obter conhecimentos, enriquecer o vocabulário, ter idéias etc.
É comum ouvir “eu prefiro ver o filme, que saberei em duas horas o que se passa em toda obra”como estudante de pedagogia aprendi que tudo isso não passa de ilusão, pois a leitura, para quem a pratica, consegue colher os seus enormes benefícios e isso não tem preço. A partir daí como futura educadora deverei estimular o hábito de ler pois é um estímulo importantíssimo e deve se fazer presente diariamente em nossas vidas.
Postar um comentário