RECREAÇÃO
A palavra recreação vem do latim recreare e significa "criar novamente” no
sentido positivo, ascendente e dinâmico. A definição de recreação pode ser
achada no termo inglês "PLAY" significado que o homem encontra uma
verdadeira satisfação e alegria no que está fazendo. Representa uma atividade
que é livre e espontânea na qual o interesse se mantém por si só, sem nenhuma
compulsão interna ou externa de forma obrigatória ou opressora. Recreação
significa satisfação e alegria naquilo que faz. Retrata uma atividade que é
livre e espontânea e na qual o interesse se mantém por si só, sem nenhuma
coação interna ou externa de forma obrigatória ou opressora, afora e prazer.
Recreação é o relaxamento do organismo e da mente. É diversão, renovação,
recuperação. É a atividade livremente escolhida exercida nas horas de lazer
ativa ou passiva, individualmente ou em grupo, organizada ou espontânea. A
recreação tem o objetivo de criar condições ótimas para o desenvolvimento
integral das pessoas, promovendo a sua participação individual e coletiva em
ações que melhorem a qualidade de vida a preservação da natureza e afirmação
dos valores essências da humanidade.
OS JOGOS
Os jogos surgiram na Grécia como forma de diversão passando mais tarde a serem
aperfeiçoados e estudados por grandes mestres a fim de tomá-lo parte do
desenvolvimento educacional da criança. Depois da segunda guerra mundial e com
a criação da ACM. Associação Cristã de Moços em vários países, o jogo como um
fator educacional, começou a ocupar espaço. Se uma atividade recreativa permite
alcançar vitória, ou seja, pode haver um vencedor, estamos tratando de um jogo.
O jogo busca um vencedor. Jogo é uma atividade física, e/ ou mental que
favorece a socialização obedecendo a um sistema de regras, visando um
determinado objetivo, sendo uma atividade que tem começo, meio e fim, regras a
seguir e um provável vencedor. O jogo educativo é um elemento de observação e
conhecimento metodológico da psicologia da criança, suas tendências,
qualidades, aptidões, lacunas e defeitos.
ALGUNS JOGO E BRINCADEIRAS
Pega-Pega: Jogadores dispersos pelo terreno, havendo um perseguidor. Os
jogadores fugirão ao perseguidor, que tenta apanhar um. Aquele que for apanhado
passará a ser o perseguidor. Objetivo: Trabalhar a habilidade de correr,
desviar, rapidez de reação. Morto x Vivo: Objetivo específico: agilidade na
reação, atenção, obediência, a ordens, flexibilidade. As pessoas em círculo, de
costas, com o professor no centro. As ordens dadas podem ser:
"morto", "vivo", ou "sentar",
"levantar" etc. História do meu nome: Todos sentados formando um
grande círculo, o objetivo é que cada participante conte a história do seu
nome. Por que colocaram o seu nome? Como gostaria de se chamar? De que nome
você mais gosta? Vamos criar um nome para o nosso grupo? Que tal utilizarmos as
iniciais de todos os nomes do grupo? Objetivo: integrar-se ao meio social,
enfatizar a necessidade de escutar o que o outro tem a dizer, desinibir e
descontrair o grupo. Chamada da roda: Os jogadores em círculo, numerados, um no
centro, com uma bola leve. O do centro, com a bola na mão, chama um número e
lança a bola para o alto. O jogador chamado deve apanhá-la, vinda do alto ou
picada no chão, pela primeira vez. Se o conseguir, ganhará um ponto e irá para
o centro repetir a ação do companheiro anterior. A vitória é do que, no final
do jogo obtiver mais pontos (Ferreira 2003). Gato doente: As crianças dispersam
pelo campo, dado o sinal pelo professor, uma delas, previamente indicada para
iniciar o jogo, perseguirá as companheiras tentando tocá-las. A que for, por
exemplo, tocada no ombro, aí colocará a mão esquerda e, aliando-se à primeira,
procurará também alcançar as outras crianças. Todas as que forem apanhadas,
"gatos doentes", deverão correr com a mão no ponto partido,
perseguindo as que acharem ainda livres. Objetivo: trabalhar a habilidade de
correr em grupo, atacar e defender.
Fonte:http://www.amazoniacursos.com.br/
Postar um comentário